quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

The Garden of Cosmic Speculation - Jardim da Especulação Cósmica - Escócia


Situado em Dumfries, no sudoeste da Escócia, este curioso jardim, chamado de “The Garden of Cosmic Speculation” e desenhado seguindo diversos conceitos científicos e matemáticos, como buracos négros ou fractais, é composto de 40 áreas principais, jardins, pontes, acidentes geográficos, esculturas, terraços e diferentes obras arquitetônicas.
Criado em 1989 por Charles Jencks, o jardim se distancia do paisagismo tradicional para, não agradar apenas aos olhos, mas para provocar a reflexão sobre a natureza de todas as coisas; uma das esculturas que está no jardim representa a estrutura do DNA, enquanto um pequeno monte, chamado de “O Caracol”, permite aos visitantes interagir, enquanto jogam, com a sequência de Fibonacci.

Por ser uma propriedade privada, o jardim abre suas portas para visitação apenas uma vez ao ano - este ano foi em 2 de maio - e o dinheiro arrecadado é repassado ao Maggie’s Centres, instituição que ajuda pessoas com câncer e que foi construída em homenagem à última esposa de Jencks.

O jardim serviu de inspiração para uma das composições de Michael Gandolfi, também intitulada “The Garden of Cosmic Speculation”. A peça, gravada pela Orquestra Sinfônica de Atlânta, foi indicada ao Grammy em 2009 na categoria “Melhor Composição Clássica Contemporânea”. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário