domingo, 19 de fevereiro de 2012

Lagoa da Conceição - Florianópolis

Lagoa da Conceição - Florianópolis
Situado no centro geográfico da Ilha de Santa Catarina, o bairro Lagoa da Conceição reúne praias, dunas, montanhas e a maior lagoa da Ilha. Com tanta diversidade, o lugar tornou-se o ponto turístico natural mais conhecido de Florianópolis.



Adrenalina nos Esportes Radicais

Lagoa da Conceição - Florianópolis
Além de turistas, atletas de vários esportes também tiram proveito dessa diversidade. Na lagoa é comum encontrar praticantes de windsurf, vela, caiaque, kite surf e jet ski. Nas praias vizinhas, não importa a temperatura, sempre tem surfista na água. Nas dunas entre a Lagoa da Conceição e a Joaquina nasceu o sandboard. Dos morros em volta saem parapentes e asas-delta. E, para terminar, existem várias trilhas para os passeios ecológicos e de mountain bike.

Diversão para todos

Lagoa da Conceição - Florianópolis
Clique para ampliar
Para quem vem em família, a temperatura média de 27ºC das águas durante o verão, a pouca profundidade causada pelo assoreamento e a ausência de ondas e correntes fazem da lagoa um lugar seguro e agradável para as crianças. No entanto, é bom ficar de olho nos relatórios de balneabilidade, principalmente durante a alta temporada.

Além disso, existem vários passeios de escuna por preços irrisórios. Os barcos costumam sair do final da Avenida das Rendeiras. Lá também é possível alugar caiaques e pedalinhos.

Artesanato: recordação com utilidade

Lagoa da Conceição - Florianópolis
Para quem já ouviu falar das tradicionais rendas de bilro, há várias lojinhas na beira da avenida, onde se pode comprar toalhas, cortinas e até vestidos. São peças feitas à mão, não só de renda, mas também de crochê e tear.
E aos domingos acontece na Praça Bento Silvério a Feirarte, organizada pelo Casarão da Lagoa e pela Fundação Franklin Cascaes. Com mais de 80 artesãos, é possível comprar desde brinquedos educativos em madeira até tapeçarias. Na média temporada a feira vai das 10h às 18h. Na alta temporada, vai das 17h à meia-noite.

Para os dias frios, compras

Com a grande circulação de turistas, o comércio no bairro também foi favorecido.
Um dos principais pontos é o Shopping Via Lagoa, que conta com cerca de dez lojas e uma pequena praça de alimentação. No Centrinho pode-se encontrar de tudo, com destaque especial para as surf shops e as lojas de decoração.

Agito a noite inteira

Lagoa da Conceição - Florianópolis
A grande quantidade de barzinhos fazem da noite da Lagoa a mais procurada do verão. A diversão começa cedo, geralmente no jantar, que varia de comida típica a pizza, passando por comida chinhesa, japonesa, mexicana e sanduíches. Na Lagoa também estão localizados alguns dos restaurantes mais finos da cidade.
Depois, pode-se escolher entre lugares calmos com música ao vivo, apresentação de bandas alternativas, boates, bar com pista de dança ou ao ar livre. Localizados no Canto da Lagoa, no Canto dos Araçás, no Centrinho, na Avenida das Rendeiras e no Caminho para a Mole, o movimento chega a causar congestionamentos desde o Morro da Lagoa até o final da Avenida das Rendeiras.
Outra boa pedida para a noite é quando tem luau na Ponta da Areia, no caminho para a Costa da Lagoa, sempre com show de bandas locais.

Hospedagem e transporte

Lagoa da Conceição - Florianópolis
Para quem vem de fora e quer fugir dos congestionamentos, uma boa opção é ficar hospedado na Lagoa. Com vários estabelecimentos, principalmente pousadas, tem a vantagem de dar acesso fácil a qualquer lugar da Ilha.
Para quem vem sem carro e não pretende alugar um, este é o balneário mais bem servido em matéria de transporte coletivo.

2 comentários: