quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A porta do Inferno - Darvaz - O fogo misterioso



Trata-se de uma caverna localizada próxima a Darvaz no Turkomenistão, ex-República Soviética, é conhecida como a porta para o inferno.

Esta cratera recebeu este nome em virtude das labaredas constantes que nela flamejam, propiciando um cenário assustador. Não se trata de um vulcão, mas, sim, de uma mina, aliás, um projeto de mina.


Há algum tempo que Geólogos soviéticos efetuaram estudos da possibilidade da extração de gás natural no lugar há 35 anos atrás.

Porém, Durante as escavações foi descoberta uma caverna subterrânea de grande profundidade, repleta de um gás venenoso. em virtude deste gás , as perfurações foram suspensas. Com o temor de que o gás escapasse do buraco, trazendo consequências maléficas para a população, e a fim de que o conteúdo tóxico fosse consumido pelo processo de combustão, decidirão atear fogo ao buraco.

Resultado desse ato “brilhante”: o fogo, nesses 35 anos, jamais se extinguiu, e a cratera continua flamejante até hoje. Não há nenhuma previsão de quando as labaredas vão finalmente cessar, já que ninguém tem noção da quantidade de gás que ainda existe nas profundezas daquele caloroso “inferno”.


Ele está a uns 260 km ao norte da capital turcomana (Ashgabat) e pode ser alcançado de forma independente (se você for bem macho, porque o lugar não tem nenhuma infraestrutura) ou com agências de turismo locais, como a Koryo Tours, que diz que Darvaz é “simplesmente um dos lugares mais fascinantes possíveis de se visitar no mundo”.

Considerando que a Koryo é experiente em tours para a Coreia do Norte, esta afirmação é bem forte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário