sexta-feira, 9 de março de 2012

Nova York (New York) - Estados Unidos

Pensar em fazer uma viagem para um dos focos de uma crise mundial pode parecer loucura. Nova York nunca precisou de uma "desculpa" para ser visitada. Ainda mais num momento de tantas incertezas.

Você economizou, se preparou, encheu seu coração de coragem e, além do mais, merece colocar os pés na capital do mundo. Esta, portanto, é a sua chance de presenciar um momento histórico e conhecer uma das cidades mais visitadas em transformação, que em 2008 recebeu número recorde de visitantes, 47 milhões de pessoas.

Dois acontecimentos históricos mudaram a vida do norte-americano e também do mundo. A vitória do primeiro afro-americano, Barack Obama, a um dos cargos mais cobiçados do planeta, de presidente dos Estados Unidos, é um deles. O outro, uma das maiores crises financeiras mundiais depois de 1929.

Nova York não recebe apenas um tipo de turista. Os roteiros para conhecer a cidade são infinitos e podem ser feitos até mesmo de forma temática, como conhecer, por exemplo, a cidade a partir de visitas a locações de grandes filmes rodados ali. Assim, como em qualquer lugar, o importante não é o número de dias rodados e, sim, como você os vivencia.


Para isso, pare, pense e reflita: como você quer conhecer NY?


A cidade ocupa o primeiro lugar no ranking como a mais populosa dos Estados Unidos. De acordo com o último dado fornecido pelo serviço nacional de recenseamento, em 2000, era possível ouvir cerca de 170 idiomas falados regularmente na cidade, que é divida por cinco distritos: Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn e Staten Island.

Margeada pelo rio Hudson, Manhattan corresponde à área mais rica de Nova York. É onde estão localizados o centro financeiro, na famosa Wall Street, a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) e das principais universidades: Nova York University (NYU) e a Universidade de Columbia. A ilha de Manhattan pode ser dividida em três partes: Uptown (tradução literal para "parte de cima da cidade") possui no seu coração o Central Park. Ainda um pouco mais acima, a região é conhecida como "Way Uptown" (na tradução literal, "muito mais acima") é onde estão bairros como o Harlem.

O meio da cidade, Midtown, é a região em que se localiza o Rockefeller Center e bairros como Chelsea, Gramercy e Hell's Kitchen. E a parte de baixo da cidade, Downtown, onde se localizam, na ponta da ilha, o Financial District, em que já se pode avistar a Estátua da Liberdade; a ponte do Brooklyn e também a área onde estão os idolatrados bairros Tribeca, Chinatown, Lower East Side, West e East Village e Soho.

O interessante em Nova York é que a paisagem nunca é a mesma. Por mais que se passe um tempo nela, você nunca se comporta da mesma forma. As famosas rosquinhas Donuts já foram substituídas pelos deliciosos cupcakes. A febre das "iogurterias" que apareceram em cada esquina e levaram os novaiorquinos à loucura com sua guerra de preços também já passou. As galerias de arte do Soho 'caminharam' para o Chelsea, ao passo que o bairro do Harlem é revitalizado e, ao mesmo tempo, recebe com alegria a vitória de Barack Obama, fazendo ouvir os tambores afro-americanos em festa semelhante ao de 4 de julho. Daqui a um tempo, a onda pode ser totalmente outra.
   

O mundo numa cidade


É difícil identificar o cidadão novaiorquino. Hoje, porto-riquenhos, coreanos, chineses, sul-africanos, brasileiros, paquistaneses estão por trás do que se respira por ali. Portanto, ao comprar o bilhete de avião você já fez um bom negócio. Pagando para conhecer apenas uma cidade, você terá a oportunidade de visitar outras do mundo. Prepare-se para uma metrópole única e tenha certeza que, ao voltar, sua cabeça não será a mesma.


GRUPO DE DISCUSSÃO


Nova York
Você conhece a metrópole?

Folha Online Turismo
Nova York com crianças

INFORMAÇÕES E SERVIÇOS


Site oficial da cidade de Nova York - www.nyc.gov

Site oficial de turismo do Estado de Nova York - www.iloveny.com

NYC & Company Convention & Visitors Bureau (site oficial de turismo da cidade) - www.nycgo.com

Embaixada brasileira - 1185 Avenue of the Americas, 21º andar. Tel.: 1 (917) 777-7777
www.brazilny.org

Idioma - Inglês

Fuso Horário - Três horas a menos em relação a Brasília

DDI - 1

Código de acesso da cidade - 212

Telefone de emergência - 911

Informações turísticas - Para conseguir informações gerais sobre a cidade, disque 311. Nos aeroportos e nos hotéis é comum encontrar guias para acesso a pontos turísticos.

Moeda - Dólar americano. Veja a cotação da moeda no site economia.uol.com.br/cotacoes/

Gorjeta e taxas - A taxa (tax) cobrada em Nova York é de aproximadamente 9% e é aplicada sobre o valor da mercadoria comprada. Há taxas para alimentação, compras e até para hospedagem. A má notícia é que não existe uma maneira de ser ressarcido do imposto. A boa, é que a prefeitura da cidade de Nova York criou a semana sem taxa em que roupas e sapatos (atenção: só isso!) são isentos de taxa durante essa semana.

Os nova-iorquinos levam o tema gorjeta (tip) muito a sério. Nos restaurantes, é comum deixar 15% do valor da conta. Uma dica para não se surpreender com o valor total é fazer o cálculo com as porcentagens de tips e taxes.

Atenção aos taxistas que sugerem uma gorjeta além do valor da corrida. Se não quiser ver cara feia, dê o valor exato da corrida e saia correndo.

Telefone - Em todas as estações de metrô e trem e nas ruas também. Funcionam à base de moeda.

Correio - Aberto 24 horas, em frente ao Madison Square Garden

Internet - A maioria dos cafés da cidade tem Internet Wi-Fi.

Segurança- Nova York hoje é muito mais segura do que há 10 anos.

Voltagem e tomadas - 110 volts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário